Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
QUALIDADE DO PERFIL MOSTRADO DO ADM TÉCN MÁRCIO
ÓTIMO
BOM
REGULAR
RUIM
PÉSSIMO
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (1455 votos)




ONLINE
3







INSTRUÇÕES COMBATE A INCÊNDIO

INSTRUÇÕES COMBATE A INCÊNDIO

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE COMBATE A INCÊNDIO E SUAS EXIGÊNCIAS 

 

O que é FOGO?

 

Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor.
Os 3 elementos essenciais da combustão, constituem o chamado "Triângulo da Combustão".

Se suprimirmos desse triângulo, um dos seus lados eliminará o fogo. A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar Combustão:

a) Resfriamento: Quando se retira o calor;
b) Abafamento: Quando se retira o comburente;
c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

 

Classes de Incêndio

 

Classe A

Compreende os incêndios em corpos combustíveis comuns: papel, madeira, fibras, etc., que quando queimam deixam cinzas e resíduos e queimam em razão de seu volume, isto é, em superfície e profundidade. Necessitam para a sua extinção, o efeito de resfriamento: a água ou solução que a contenha em grande porcentagem.

 

Classe B

São os incêndios em líquidos petrolíferos e outros líquidos inflamáveis tais como a gasolina, óleo, tintas, etc., os quais, quando queimam, não deixam resíduos e queimam unicamente em função de sua superfície. Para sua extinção, usa-se o sistema de abafamento (extintor de espuma).

 

Classe C

Compreende os incêndios em equipamentos elétricos que oferecem riscos ao operador. Exige-se, para a sua extinção, um meio não condutor de energia elétrica (extintor de CO2).

 

 

Conte com os bombeiros

 O Corpo de bombeiros tem programas especiais de esclarecimento, instrução e treinamento de voluntários para prevenção e combate de incêndios. Para os Síndicos e Zeladores de condomínios existem cursos dirigidos, que são uma boa oportunidade de estarem prontos e aptos nessas eventualidades.

Embora cada edifício tenha características próprias, suas particularidades devem ser avaliadas, analizando-se desde equipamentos, conservação, áreas fechadas, instalações, etc. É indispensável seguir rigorosamente as normas legais de segurança estabelecidas, pois é muito mais importante e seguro evitar os incêndios do que apagá-los. 

 

 

Agentes Extintores

Os agentes mais empregados na extinção de incêndios são: água

espuma, gás carbônico e pó químico seco. Para conhecer mais sobre cada um dos agentes extintores acima clique abaixo:

 

 

Água (H2O)

É o mais comum e muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido ou neblina nos incêndios de Classe A, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles. É boa condutora de energia elétrica, o que a torna extremamente perigosa nos incêndios de Classe C.

 

Espuma (ES)

Extintor retirado do mercado devido há ocorrência de Entupimento do bico em alguns equipamentos que não permitia a saída de espuma causando uma forte pressão do cilindro que rompia a fundo causando ferimentos graves no pessoa (combatente) que o manipulava.

Existem dois tipos: química e mecânica.

A espuma química é produzida juntando-se soluções aquosas de sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio (com alcaçuz, como estabilizador). Sua razão média de expansão é de 1:10.

A espuma mecânica é produzida pelo batimento mecânico de água com extrato proteínico, uma espécie de sabão líquido concentrado. Sua razão de expansão é de 1:6. A espuma mecânica de alta expansão chega a 1:1000.

Tanto a espuma química como a mecânica têm dupla ação. Agem por resfriamento, devido a água e por abafamento, devido a própria espuma. Portanto, são úteis nos incêndios de Classe A e B.

Não devem ser empregadas em incêndios de Classe C, porque contêm água.

 

 

Gás (CO2)

Gás insípido, inodoro, incolor, inerte e não condutor de eletricidade.
Pesa cerca de 1,5 vezes mais do que o ar atmosférico e é armazenado, sob a pressão de 850 libras, em tubos de aço.
Quando aplicado sobre os incêndios, age por abafamento, suprimindo e isolando o oxigênio do ar.

É eficiente nos incêndios de   Classes B e C. Não dá bons   resultados nos de Classe A.

 

Funcionamento:
1° Remover o Pino de Segurança

2° Segurar o difusor com a mão direita e comprimir o gatilho da válvula com a mão esquerda.

 

Funcionamento:
1°Remover o Pino de Segurança.

2° Segurar o difusor com a mão direita e comprimir o gatilho da válvula com a mão esquerda.

Pó Químico Seco (Pó)

O pó químico comum é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio, micropulverizado e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros, para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento.

Age por abafamento e, segundo teorias mais modernas, age por interrupção da reação em cadeia de combustão, motivo pelo qual é o agente mais eficiente para incêndios de Classe B.

Não conduz eletricidade e pode ser usado em fogo de Classe C. Contudo, deve-se evitá-lo em equipamentos eletrônicos onde, aliás, o CO2 é mais indicado. Não dá bons resultados nos incêndios de Classe A.

Modelo  Pressão Injetada  Funcionamento

1° Abrir o registro da ampola.


2° Comprimir o gatilho da pistola.

 

Modelo Pressurizado  Funcionamento

 

1° Remover o pino de segurança.


2° Comprimir o gatilho da válvula.

 

 

 

 

POSSO TRABALHAR PARA VOCÊ. CONTATE-ME.

MÁRCIO ROBERTO GONÇALVES

TELEFONE: (18) 99800-6770