Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
QUALIDADE DO PERFIL MOSTRADO DO ADM TÉCN MÁRCIO
ÓTIMO
BOM
REGULAR
RUIM
PÉSSIMO
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (1448 votos)




ONLINE
1







PPR PROG DE PROT RESPIRATÓRIA

PPR PROG DE PROT RESPIRATÓRIA

PPR - PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

VENTILAÇÃO INDUSTRIAL

 

 

Introdução
 

A importância do ar para o homem é por demais conhecida, sob o aspecto da necessidade de oxigênio para o metabolismo.  

  

Por outro lado, a movimentação de ar natural, isto é, através dos ventos, é responsável pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da região. A movimentação do ar por meios não naturais constitui no principal objetivo dos equipamentos de ventilação, ar condicionado e aquecimento, transmitindo ou absorvendo energia do ambiente, ou mesmo transportando material, atuando num padrão de grande eficiência sempre que utilizado em equipamentos adequadamente projetados. A forma pela qual se processa a transferência de energia e que da ao ar capacidade de desempenhar determinada função. A velocidade, a pressão, a temperatura e a umidade envolvem mudanças nas condições ambientais, as tornando propícias ao bem estar do trabalhador.  

  

A ventilação industrial tem sido e continua sendo a principal medida de controle efetiva para ambientes de trabalho prejudiciais ao ser humano. No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases, vapores e promover conforto térmico ao homem.  

  

Assim sendo, a ventilação é um método para se evitarem doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos, vapores, etc. O controle adequado da poluição do ar tem início com uma adequada ventilação das operações e processos industriais (máquinas, tornos, equipamentos, etc.), seguindo-se uma escolha conveniente de um coletor dos poluentes (filtros, ciclones, etc.). Todavia, ao se aplicar à ventilação numa industria, é preciso verificar antes, as condições das máquinas, equipamentos, bem como o processo existente, a fim de se obter a melhor eficiência na ventilação. A modernização das industrias, Isto é, mecanização e/ou automação, além de aumentar a produção melhora sensivelmente a higiene do trabalho com relação a poeiras, gases, etc. 

  

  

  

Pré requisitos necessários:

 

a) Projeto, construção, manutenção de maquinaria e equipamentos industriais.

 

Ao se projetar um edifício industrial, é preciso levar em consideração a disposição geral das máquinas, circulação do pessoal e altura (pé direito) visando possibilitar uma ventilação natural pelas aberturas de janelas. Quanto às maquinas e aos equipamentos que poluem o ambiente de trabalho, devem ser cuidadosamente projetados, prevendo-se enclausuramentos, anteparos, mecanização e não permitindo que poeiras, gases, vapores, etc. sejam dispersos no ambiente.

 

b) Substituição de materiais nocivos por outros menos nocivos.

 

A princípio, qualquer material pode ser manipulado com segurança; no entanto, as substancias tóxicas ou prejudiciais ao ser humano podem ser substituídas por outras menos nocivas.

 

Como exemplos têm:

 

1. Nos trabalhos de pintura, o carbonato básico de chumbo é prejudicial ao organismo humano e pode ser substituído por compostos de titânio e zinco.

2. Como solvente orgânico o tolueno pode substituir o benzeno, por ser este altamente tóxico.

3. Utilização de abrasivos artificiais em vez de pedras naturais, que desprendem póde sílica, provocando a silicose no homem.

 

c) Modificação de processos e métodos de trabalho:

 

Os processos mecânicos geralmente poluem menos que os manuais; exemplos:

 

1.       Fábricas de bateria: ajuste mecânico da pasta de óxido de chumbo para manufatura de placas. Quando manual, o excesso caía no chão, e, depois de seco, liberava poeira para o ambiente.

2.       Redução da evaporação de solventes nos tanques de desengraxamento, mediante regulagem automática de temperatura do banho.

 

d) Umectação:

 

É um antigo método usado na industria cerâmica inglesa, permanecendo até os dias de hoje, em que as peças de cerâmica são molhadas, evitando-se a emanação de poeira quando da sua manipulação.

Exemplo: perfuração de minas, britadores, moinhos, etc.

 

Em ambientes industriais em que são manipulados produtos considerados perigosos em relação à combustão ou explosão, tais como processos industriais, depósitos, transporte, etc, é necessário controlar a temperatura e a umidade relativa do ar. O ar condicionado atua nesses ambientes, mantendo as condições exigidas para cada tipo de produto utilizado, agindo, inclusive, como renovador de ar ambiental.

 

Características da ventilação industrial

 

Composição do ar:

 

A composição aproximada do ar, sob três diferentes condições, é dada na Tabela 1, considerando ar limpo e isento de poluentes em geral.

 

 

Componente

Ar externo

(seco)

Ar interno

(21º C, U.R. 50%).

Ar expirado

(36º C, U.R. 100%).

Gases inertes

79,00

78,00

75,00

Oxigênio

20,97

20,69

16,00

Vapor d'água

0,00

1,25

5,00

Dióxido de carbono

0,03

0,06

4,00

Tabela 1. Composição do ar (percentagem em volume):

 

Um adulto, mesmo executando trabalhos pesados, respira até cerca de 40 litros de ar por minuto, consumindo 02 litros de oxigênio e exalando 1,7 litro de Dióxido de carbono, aproximadamente.

 

Necessidades humanas de ventilação:

 

A ventilação de residências, espaços comerciais e escritórios é necessária para controlar odores corporais, fumaça de cigarro, odores de cozinha e outras impurezas odoríficas, e não para manter a quantidade necessária de oxigênio ou remover o Dióxido de carbono produzido pela respiração. Isso é verdadeiro, pois a construção padrão de edifícios para ocupação humana não pode prevenir a infiltração ou a saída de quantidades de ar, mesmo quando todas as janelas, portas e aberturas no forro estiverem fechadas. Dado publica dos sobre as quantidades de ar, normalmente disponíveis pela ventilação natural ou infiltração, indicam que a sufocação por deficiência de oxigênio ou excesso de gás carbônico, como resultantes da respiração humana, é potencialmente impossível em construções não subterrâneas · .

Classificação dos sistemas de ventilação

 

Para a classificação dos sistemas de ventilação, é preciso levar em conta a finalidade a que se destinam. Dessa forma, os objetivos da ventilação são:

 

a)     Ventilação para manutenção do conforto térmico:

 

       Restabelecer as condições atmosféricas num ambiente alterado pela presença do homem.

      Refrigerar o ambiente no verão. Aquecer o ambiente no inverno.

 
b) Ventilação para manutenção da saúde e segurança do homem:

       Reduzir concentrações no ar de gases vapores, Aerodispersoides em geral, nocivos ao homem, até que baixe a níveis compatíveis com a saúde.

      Manter concentrações de gases, vapores e poeiras inflamáveis ou explosivos fora das faixas de inflamabilidade ou de explosividade.

 

 

b)     Ventilação para conservação de materiais e equipamentos (por imposição tecnológica)

 

      Reduzir aquecimento de motores elétricos, máquinas, etc.

      Isolar cabines elétricas, não permitindo entrada de vapores, gases ou poeiras inflamáveis, com a finalidade de se evitar explosão, por meio de faíscas elétricas.

      Manter produtos industriais em armazéns ventilados, com o fim de se evitar deterioração.

 

 Tipos de ventilação:

 

Os tipos de ventilação, empregados para qualquer finalidade, são assim classificados:

 

a)     Ventilação natural;

b)     Ventilação geral;

c)      Ventilação geral para conforto térmico;

d)     Ventilação geral diluídora;

e)     Ventilação local exaustora (Sistema de Exaustão).

 

 

QUER SABER MAIS? CONTATE-ME.

 

                       MÁRCIO ROBERTO GONÇALVES.

               

                      TELEFONE: (18) 99800-6770